PERIFÉRICA
Brainstorming Culture
and Geographies
Em 2020, a Periférica regressa com um novo formato e passa a organizar-se em torno de um ciclo de conversas que acompanha o desenvolvimento de projetos artísticos nos Açores, sejam estes resultantes de residências, co-produções ou comissões. As conversas programadas vão dar a palavra a artistas, curadoras e curadores, nacionais e estrangeiros, e pretendem promover a partilha de experiências e de conhecimentos, bem como potenciar a expansão das redes de contacto e o surgimento de novas oportunidades para profissionais das áreas da cultura e arte estabelecidos na região.

Além de envolver artistas e curadores que participam em projetos promovidos pela Anda&Fala, o ciclo de conversas Periférica mantém-se aberto no tempo – ao longo do ano poderão surgir novas oportunidades de agenda para conversas e encontros -, e a outros profissionais e estruturas dedicadas à programação artística contemporânea com atividade relevante nos Açores.

Periférica denomina o seminário que a Anda&Fala dedica desde 2016 à reflexão e à partilha de conhecimento enquanto eixos centrais da sua atuação cultural. A realização do encontro tem como principais propósitos envolver artistas e peritos na problematização de questões centrais à comunidade artística e à própria atividade da associação, e contribuir, agregando diversas vozes, visões e competências, para a relevância dos projetos que são desenvolvidos localmente, em particular o Walk&Talk – Festival de Artes e Programa de Residências.


COVID-19: as conversas Periférica encontram-se temporáriamente suspensas